sábado, 1 de maio de 2010

Homem de Ferro 2


Homem de Ferro 1 já tinha sido uma inovação em filmes de super-herois. Com certeza Homem de Ferro e o novo Batman são as melhores franquias de super-herois que existe hoje...

E como superar algo que até então parecia insuperável.
O primeiro filme, como sempre conta como nasceu o tal Homem de ferro. Muitos disseram que faltou ação em Homem de Ferro 1, mas a ação do filme é bem pensada e usada sabiamente, nada de explosões fora de hora.

No segundo filme, Jon Favreau conseguiu superar o primeiro.

O filme tem toques de humor e uma ação muito bem balanceada. Possui mais ação que o primeiro.

O segundo filme se passa 6 meses depois do primeiro. Tony Stark revelou ser o heroi da história e agora é ovacionado por todos. A cena da Stark Expo no começo foi de arrepiar, ao som de Shoot To Thrill (AC/DC) e com explosões de fogos de artifício o filme já mostrou começar bem. Porém Tony está morrendo devido ao aparelho que o matem vivo, um paradoxo complexo. Esse aparelho possui o elemento paládio que está aos poucos contaminando o heroi, que quanto mais veste a armadura mais sua situação piora. Tony então tem que procurar ajuda para salvar não só sua vida mais a de todos que estão ao seu redor.

Esse segundo filme se parece um pouco com Homem-Aranha 2, filme no qual o nosso heroi aracnídeo entra em uma crise de existência. Só que em Homem de Ferro 2, Tony Stark vê que está prestes a morrer e quer acabar a vida festejando e fazendo extravagâncias.

Mickey Rourke ficou excelente no papel do Whiplash, esse cara sabe como atuar. Já adorei sua atuação em O Lutador em Iron man 2 então.
Os problemas começam quando Stark é ameaçado por Ivan Vanko (Rourke) que decide se vingar de Tony.

Outro personagem que gostei foi o de Sam Rockwell: Justin Hammer, outro "playboyzinho" que diz não ser concorrente das indústrias de Stark, mas quer ver Tony no fundo do poço. Justin consegue contactar Ivan e fazer uma parceria que promete acabar com os dias de Tony Stark e do Homem de Ferro.

Scarlet Johansson está perfeita como Viúva-Negra. E Gwyneth Paltrow não fede nem cheira, no papel que reprisa.

Mas Robert Downey Jr. esse sim está melhor que no primeiro filme. Reprisando o seu papel do irreverente, narcisista e playboy Tony Stark, Robert transformou o heroi em um anti-heroi com o seu jeito diferente de atuar. A suas piadas irônicas são ótimas no filme. Enfim Homem de Ferro é um heroi mais descontraído.

Já Don Cheadle está substituindo Terrence Howard no papel do Coronel James Rhodes. Cheadle está tão bem no papel do War Machine, que nem nos deixa com saudade do seu antecessor. Don está fazendo um ótimo trabalho e a decisão de Jon Favreau foi sábia, pois se ele deixasse rolar o segundo filme com Terrence, um terceiro filme já seria difícil de mudar de ator. Podemos observar essa mudança de atores na Saga Crepúsculo, onde a personagem Victoria foi vivida por Rachelle Lefevre durante os dois primeiros filmes, a atriz ficou marcada na memória de todos e substituí-la por Bryce Dallas Howard não foi uma decisão inteligente.
Samuel L. Jackson está idêntico ao Nick Fury. E vive dando bronca em Tony, parece que Nick é o único que Stark dá ouvidos.

O filme em si, possui uma ótima ação, bem humorado, ótima trilha sonora e romance bem dosado. Homem de Ferro 2 supera e muito o primeiro filme e compete cabeça-a-cabeça com Batman-Cavaleiro das Trevas.

A cena de Stark com o Senador é hilária.
Muito boa também é a cena que ele pega o escudo do Capitão América para usar como calço da sua máquina e chama os Vingadores de BoyBand.

Pena foi ele não ter estreado no Imax aqui do Brasil.

Não saiam do filme antes dos créditos, pois existe uma cena bem no final que não revelarei.

Total de Estrelas: 5 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário