segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dica para o fim de semana: Wall-e

Esse robozinho me comoveu do começo ao fim do filme.

Ganhador do oscar de melhor animação, Wall-e consegue ser um filme bom para as crianças, pois é divertido, e ótimo para adultos, pois o filme não passa de uma animção qualquer, ele possui muitas mensagens escondidas.

Percebemos logo no início do filme vários prédios, mas não edifícios comuns, prédios feitos de lixo que são muito maiores que os convencionais.

Durante o filme também percebemos as propagandas "Compre" "Consuma" "Beba", aquilo fica na cabeça de quem ve o filme.


O filme mais do que tudo é um forma de avisar o Homem "Olha, se você continuar assim é desse jeito que seu mundo vai acabar". A história se passa em 2700 quando a Terra está inabitável para os seres humanos que fuigiram em uma espaçonave (Axiom). Nessa Terra pós-apocalíptica, vemos Wall-e, um robozinho super simpático, limpando, colhendo lixo e compactando este em forma de quadrado, para depois empilha-lo.

É ai que começamos a ver quanto de mensagens o filme tem. Todas aquelas mensagens de "Compre" "Beba" "Consuma" ficaram durante anos na cabeça dos humanos, que ao seguir o que elas diziam acabaram com os recursos terrenos.


Já na nave vemos as mesmas propagandas, mas vemos os humanos também. Só que todos os humanos são gordos, ficam deitados em cadeiras que possuem caminho e orientação pré-determinados e tem um monitor holográfico na frente de seus olhos como se fosse um tipo de cabresto que impede os humanos de verem o que acontece ao seu redor.

Uma cena bacana é a de que dois humanos, um do lado do outro, se comunicam através desse monitor. Outra cena: quando Wall-e desliga o monitor de uma das humanas e ela se dá conta de que existia um mundo que não aquele que ela estava costumada a viver.


Enfim, Wall-e é uma obra-prima da animação, muito diferente de tudo já visto, Wall-e é uma crítica a sociedade e ao mesmo tempo, uma animação, com toques genias de comédia, e que não deixa de lado a ação e muito menos a seriedade com que a obra foi feita.

Sem muito mais o que dizer.


Total de estrelas: 5 (Excelente !)

Um comentário: