
E bota muito nisso !
O filme começa com uma metáfora até que facil de enteder: "The Dawn of the men" = "O amanhecer (A aurora) do homem". Ou seja podemos entender esse amanhecer, essa aurora, como o nascimento do homem.
Aquela maldita pedra (monolito) ainda me deixa intrigado, mas dá pra perceber no filme quando os macacos "kubriquianos" entram em contato, é como se o homem estivesse entrando em contato com o desconhecido. Percebemos o medo do macaco encostar naquele corpo estranho, isso representa a dificuldade e o medo que o homem tem com o desconhecido, a dificuldade que ele tem para desvendar seus mistérios, que, pouco a pouco, vão se revelando, ao mesmo tempo, que pouco a pouco o macaco vai chegando mais perto da pedra, que rompe a rotina mundana de todos por ali.
Mas sei que existe uma outra forma, de entender sua presença, em especifico, que eu tento descobrir !
Kubrick realmente revolucionou o cinema, com uma trilha sonora em perfeita sincronia com tudo.
A cena em que o macaco "alfa" pega o osso pela primeira vez é simplesmente linda, podemos ver que o osso antes usado com arma, quando arremessado para o céu se torna uma estação espacial, ou seja, em ambas as épocas ele é uma invençaõ do homem, sendo na primeira uma invençao já pronta (osso) e a segunda (estação espacial) uma mais complexa.
Se formos levar o filme por um lado evolucionário encontramos alguns defeitos, antas existiam já naquela época ? Guepardos e onças também ? Mas isso com certeza é o menos importante para um filme de peso !
Mas o filme tem muito mais mensagens do que podemos imaginar. Imagens que nem se você prestar a maxima atençao consegue capta-las
Resumindo, o filme é a capela sistina do cinema, a obra prima máxima da ficção, composta por um gênio chamado Kubrick. O filme vai muito além das músicas clássicas, composto por mil metáforas 2001 se tornou um marco na história do sci-fi movie !
Total de estrelas: 5 estrelas (muito bem merecidas)
Esse filme é foda, ele perde a magia dele quando visto em TV. Visto numa tela de cinema, ele dá a sensação de um orgasmo artístico, é maravilhoso.
ResponderExcluirO tom sombrio dele, usando desde música clássica, psicodleismo até o próprio silêncio que está presente em muitas horas, sendo abafado pela apitada do HAL 9000.
A principal metáfora do filme é dá máquina superando o homem, um simples osso se torna um grande computador. O que era um instrumento de ajuda, torna-se um inimigo assassino.
Além do final, que mostra um resumo da velhice atacando o homem, até seu momento final, representado como um bebê flutuando no universo.